O Prático
O Prático é o profissional aquaviário que executa tal atividade, representando o interesse público a bordo dos navios, com sólido conhecimento técnico- profissional da navegação em águas restritas. Para isso, possui aprimorada formação náutica além de vasta experiência das características da nossa região, tais como as variações das correntes, ventos, mares e profundidades. Com seu conhecimento, vai a bordo e assessora profissionalmente os Comandantes na condução de seus navios, preocupando-se sobretudo com a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana, o patrimônio público e privado ao longo das margens e a preservação do meio ambiente.
No Brasil, assim como em todos os países que possuem comércio internacional por via aquaviária, a Praticagem é a atividade que proporciona eficiência e garante a segurança das operações dos navios que trafegam em suas águas territoriais, seja ao longo da costa ou em águas interiores, tendo o Estado como seu único cliente e os navios como usuários deste serviço. É uma operação disponível em todas as horas do dia, e em todos os dias do ano.
A praticagem existe no mundo todo e e considerada atividade de interesse publico. No Brasil, ela funciona de forma semelhante as principais nações marítimas. Os práticos são profissionais vinculados ao setor aquaviário, e não ao portuário, como muitos imaginam. Um estudo realizado pela Secretaria de Assuntos Econômicos (Seae) do Ministério da Fazenda, em 1998, confirmou o acerto do sistema brasileiro e destacou, inclusive, que houve tentativas fracassadas de mudança de modelo na Argentina e na Austrália, que causaram graves problemas de segurança e queda na qualidade do serviço nesses locais.